terça-feira, 21 de junho de 2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

PROFETEC - 5

             
             A ciência e os cálculos

           Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia-a-dia, principalmente nas áreas de comercio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos.
             Seu primeiro registro é datado no ano de 5500 a.c., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia.

          John Napier (1550-1617) inventou a "Tábua de Napier", que era similar a uma tabela de multiplicações.

           Wilhelm Schickard (1592-1635) construiu a primeira máquina de verdade. Esta fazia multiplicação e divisão, mas foi perdida durante a Guerra dos Trinta Anos, sem que seu inventor pudesse defender sua primazia.
          
             Blaise Pascal (1623-1662), filósofo e matemático francês, é conhecido como o inventor da primeira calculadora que fazia somas e subtrações.

            Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) filósofo e matemático alemão aprimorou um bocado o projeto de Pascal e sonhava que um dia todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma alavanca. A máquina de Leibniz fazia multiplicações e divisões. 
Acesso em 08-03-2011.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

PROFETEC - 4

Dos escribas aos internautas

           Trazer para a cena deste projeto, mesmo que seja de modo rápido, a história do surgimento do computador nos parece ancorar, de certo modo, nosso foco no processo imersivo das atividades de sala de aula com o auxílio do computador.
Desde os primórdios, o homem vem aperfeiçoando sua capacidade de processamento da informação. Com a evolução, surgiram as palavras e as regras para combiná-las: as leis da gramática e da lógica.
A escrita nasceu através dos sumérios, que inventaram um modo de representar a linguagem através de desenhos. Essa ideia difundiu-se entre as várias culturas, cada uma adquirindo seu modo próprio de representar a linguagem. Na região do Mediterrâneo surgiram o alfabeto e o ábaco. Os hindus inventaram o zero escrito, e isso permitiu que eles efetuassem a aritmética decimal no papel. Aqui começa a chamada era do papel e lápis.
Imagem extraída de www.google.com em 10-06-2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PROFETEC - 3

PRETENDEMOS

Atualização tecnológica e metodológica.
www.gifs-animados.net  em 01-06-11


Apropriação das ferramentas da tecnologia digital.


Participação num "outro modo de olhar,
perceber, ler, ressignificar e atuar, mediados
pela tecnologia da comunicação digital";
(Dal Molin)


A construção de conhecimentos;


Desenvolvimento de um outro fazer pedagógico;


Promoção da Aprendência.

PROJETO EM POWER POINT