Século XXI. Era da comunicação via tecnologias.
Escolas Públicas com laboratórios de informática. Em que medida são utilizados?
Que atividades pedagógicas são ali desenvolvidas? O professor tem formação e competências para desvelar esta vasta extensão de informações, disponível na internet? Escolas Públicas com laboratórios de informática. Em que medida são utilizados?
O medo da máquina ainda presente em seus dedos?
O mundo contemporâneo exige constante atualização e domínio das novas tecnologias.
Este é, portanto, o momento do professor multiletrar-se com as tecnologias disponíveis e utilizar dessa ferramenta, o ciberespaço, como fonte de atualização de saberes e competências pedagógicas, tornando sua ação mais eficiente.
Não se trata aqui de utilizar a qualquer custo as tecnologias, mas sim de acompanhar as mudanças que questionam o sistema tradicional e os papéis de professor e aluno.
Ensinar e aprender devem ser entendidos como atividades que não decorrem de um aparelho em particular, mas conduzidas com os que estiverem à mão.
Imagem extraída de www.corbis.com, em 25-05-2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário