terça-feira, 21 de junho de 2011

segunda-feira, 13 de junho de 2011

PROFETEC - 5

             
             A ciência e os cálculos

           Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia-a-dia, principalmente nas áreas de comercio de mercadorias e desenvolvimento de construções civis. Ele pode ser considerado como a primeira máquina desenvolvida para cálculo, pois utilizava um sistema bastante simples, mas também muito eficiente na resolução de problemas matemáticos.
             Seu primeiro registro é datado no ano de 5500 a.c., pelos povos que constituíam a Mesopotâmia.

          John Napier (1550-1617) inventou a "Tábua de Napier", que era similar a uma tabela de multiplicações.

           Wilhelm Schickard (1592-1635) construiu a primeira máquina de verdade. Esta fazia multiplicação e divisão, mas foi perdida durante a Guerra dos Trinta Anos, sem que seu inventor pudesse defender sua primazia.
          
             Blaise Pascal (1623-1662), filósofo e matemático francês, é conhecido como o inventor da primeira calculadora que fazia somas e subtrações.

            Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) filósofo e matemático alemão aprimorou um bocado o projeto de Pascal e sonhava que um dia todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma alavanca. A máquina de Leibniz fazia multiplicações e divisões. 
Acesso em 08-03-2011.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

PROFETEC - 4

Dos escribas aos internautas

           Trazer para a cena deste projeto, mesmo que seja de modo rápido, a história do surgimento do computador nos parece ancorar, de certo modo, nosso foco no processo imersivo das atividades de sala de aula com o auxílio do computador.
Desde os primórdios, o homem vem aperfeiçoando sua capacidade de processamento da informação. Com a evolução, surgiram as palavras e as regras para combiná-las: as leis da gramática e da lógica.
A escrita nasceu através dos sumérios, que inventaram um modo de representar a linguagem através de desenhos. Essa ideia difundiu-se entre as várias culturas, cada uma adquirindo seu modo próprio de representar a linguagem. Na região do Mediterrâneo surgiram o alfabeto e o ábaco. Os hindus inventaram o zero escrito, e isso permitiu que eles efetuassem a aritmética decimal no papel. Aqui começa a chamada era do papel e lápis.
Imagem extraída de www.google.com em 10-06-2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

PROFETEC - 3

PRETENDEMOS

Atualização tecnológica e metodológica.
www.gifs-animados.net  em 01-06-11


Apropriação das ferramentas da tecnologia digital.


Participação num "outro modo de olhar,
perceber, ler, ressignificar e atuar, mediados
pela tecnologia da comunicação digital";
(Dal Molin)


A construção de conhecimentos;


Desenvolvimento de um outro fazer pedagógico;


Promoção da Aprendência.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

AGENDEM-SE


www.gifsdahora.com.br
Em 01-06-11
CAROS PROFESSORES

Próximo encontro presencial dias:

22-06  > tarde e noite
27-06 > manhã e tarde

Contamos com a presença de todos!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

PROFETEC - 2

         Século XXI. Era da comunicação via tecnologias.

         Escolas Públicas com laboratórios de informática.
Em que medida são utilizados?
Que atividades pedagógicas são ali desenvolvidas? O professor tem formação e competências para desvelar esta vasta extensão de informações, disponível na internet?
O medo da máquina ainda presente em seus dedos?

          O mundo contemporâneo exige constante atualização
e domínio das novas tecnologias.

          Este é, portanto, o momento do professor multiletrar-se com as tecnologias disponíveis e utilizar dessa ferramenta, o ciberespaço, como fonte de atualização de saberes e competências pedagógicas, tornando sua ação mais eficiente.


           Não se trata aqui de utilizar a qualquer custo as tecnologias, mas sim de acompanhar as mudanças que questionam o sistema tradicional e os papéis de professor e aluno.

           Ensinar e aprender devem ser entendidos como atividades que não decorrem de um aparelho em particular, mas conduzidas com os que estiverem à mão.


Imagem extraída de www.corbis.com,  em 25-05-2011. 

domingo, 22 de maio de 2011

PROFETEC - 1

             O ambiente escolar é um campo fértil para a aquisição e construção de novos conhecimentos,de inserção nas esferas da atividade social. É nesse contexto que, hoje, a escola dispõe de recursos tecnológicos e pode ser o elo de integração entre o educador e o texto numa tela, “o que não muda em nada o fundo da questão. Trata-se ainda de leitura”, como afirma Pierre Lévy em seu livro Educação e Cybercultura.
            Portanto, o que se pretende com este projeto é colocar, para o professor, o compartilhamento da técnica, a possibilidade de uma prática, de construir um espaço, mesmo que seja fractal, para o domínio e o uso de novas tecnologias, que enriqueça, desta forma, seu campo de ação: o repasse do saber.
            Mudanças estão ocorrendo. Navegar é preciso. É indispensável que o educador afaste-se da tradição secular, arrisque-se ao desconhecido, que esteja aberto à realidade cultural de nosso tempo, seja um pouco como Dona Benta de Lobato “sempre atenta ao que se passa no mundo, possua cultura invejável e não se escandalize com a tecnologia” (LAJOLO, (2002. p. 57).
             O professor não deve se intimidar diante da rede, que, palavras de Pierre Lévy (2001, p. 26), “traz ao redor de si uma ramificação infinita de pequenas raízes, de rizomas, finas linhas brancas esboçando por um instante um mapa qualquer com detalhes delicados, e depois correndo para desenhar mais à frente outras paisagens de sentidos”.

             Parodiando Oswald de Andrade          
             “Aprendi com meus filhos de 19, 17 e 16 anos
             Que o computador é a descoberta da criação,
             Das coisas que nunca fiz”.
 
Imagem extraída de www.dreamstime.com em 22-05-2011

PROJETO EM POWER POINT